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BENEFÍCIOS DO COCO

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O coco é um superalimento?

O que são Superalimentos? São alimentos naturais com alto teor de nutrientes como vitaminas, aminoácidos, ácidos graxos e antioxidantes, e que apresentam inúmeros benefícios à saúde, comprovados cientificamente.

Importante ingrediente da medicina popular na Asia e Pacífico há milhares de anos, os benefícios do coco só começaram a ser conhecidos no Brasil em 2012, quando também começou a se desmistificar o medo pelas gorduras.

Devido às inúmeras vantagens de saúde e bem-estar do coco, o óleo de coco e outros produtos de coco, como a sua polpa e água, estão ganhando popularidade no Ocidente.

Além disso, ele demonstra ser um óleo ideal para uso culinário, pois, diferentemente de outros óleos populares, o óleo de coco pode suportar altas temperaturas sem ser danificado. E ele ainda pode ser utilizado em saladas, adicionado a smoothies, sucos, vitaminas e até mesmo adicionado ao café, para uma bebida pré-treino que, ao estimular a produção de adrenalina, diminui a sensação de fadiga, permitindo que você dê aquele gás extra; falaremos mais sobre isso.

 

Quais os benefícios do coco?

São vários os benefícios do coco para o bom funcionamento do organismo, e contribuindo para a melhoria da sua saúde geral.

O coco é rico em fibras. vitaminas e minerais, sendo classificado como “alimentos funcional” devido aos vários benefícios que vão além da nutrição.

Ele ainda é rico em ácidos graxos essenciais, assim como fitosteróis, vitaminas e minerais.

O aproveitamento do coco é total, desde sua polpa, óleo, água e leite.

A água de coco é comumente conhecida como uma “bebida esportiva” natural, que são aquelas bebidas destinadas a reposição de fluidos e nutrientes perdidos pelo corpo através do suor, quando em exercícios físicos vigorosos. Uma bebida esportiva deve conter 3 componentes: água, sódio e carboidratos (sua reserva de energia).

A água de coco é rica em eletrólitos, essenciais para uma reidratação eficiente após a atividade física.

O leite de coco, obtido da moagem e prensagem da polpa do coco, é um ótimo substituto do leite de origem animal em receitas para pessoas com intolerância à lactose.

O óleo de coco é um substituto ideal para carboidratos não-vegetais, porque é composto de ácidos graxos de cadeia média (MCFAs) que são facilmente digeridos. Esses MCFAs são imediatamente convertidos pelo fígado em energia ao invés de serem armazenados como gordura.

Suas gorduras e óleos têm potentes propriedades antimicrobianas, por serem muito ricos em ácido láurico – ácidos graxos de cadeia média (MCFA), ou triglicérides de cadeia média (MCT) (1), além das vitaminas, minerais e outros nutrientes já citados. Esse ácido é convertido em uma substância chamada monolaurina, que o torna um poderoso destruidor de todos os tipos de micróbios, desde vírus, até bactérias, e protozoários.

O óleo de coco é um substituto ideal para carboidratos, porque é composto de ácidos graxos de cadeia média (MCFAs) que são facilmente digeridos. Esses MCFAs são imediatamente convertidos pelo fígado em energia ao invés de serem armazenados como gordura.

 

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  • é rico em vitaminas e minerais
  • possui muitas fibras
  • é carregado de eletrólitos
  • tem propriedades antivirais e antibacterianas

Outros benefícios do coco

  • Promove a saúde do coração
  • Auxilia o bom funcionamento da tireóide
  • Promove a função saudável do cérebro
  • É rico em ácido láurico, que reforça o sistema imunológico
  • É um excelente “combustível” para o seu corpo, fornecendo energia rápida
  • Melhora o metabolismo
  • Mantém uma pele saudável e jovem
  • Melhora a performance atlética
  • Melhora a digestão e absorção de outros nutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos
  • Melhora a secreção de insulina e a utilização de glicose no sangue
  • Possui função antioxidante
  • Protege o corpo dos radicais livres
  • Rico em eletrólitos naturalmente estéreis, alimenta o seu pH e função muscular
  • Tem alto teor de fibra, o que faz você se sentir saciado por longos períodos
  • Fornece altos níveis de manganês, potássio e fósforo
  • Melhora a utilização de ácidos graxos essenciais protegendo-os da oxidação

Muita polêmica é gerada em torno dos benefícios do óleo de coco por conter gorduras saturadas.

Embora se diga que a gordura saturada é ruim, muitas pesquisas comprovam os benefícios do óleo de coco, devido ao ácido láurico e sua função antimicrobiana e principalmente devido a presença dos MCTs (triglicerides de cadeia média).

Especialistas e nutricionistas estão afirmando que o consumo do óleo de coco é benéfico ao organismo.

Assim, consumido com moderação e equilíbrio, todos podem desfrutar dos benefícios que este Superalimento traz para a saúde.

 

 

 

Fontes: http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3106/2 http://www.coconutresearchcenter.org/ http://www.loc.gov/rr/scitech/mysteries/coconut.html http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3106/2 http://www.symptomfind.com/nutrition-supplements/health-benefits-of-coconuts/ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/002350.htm

Referências: 1 http://www.coconutresearchcenter.org/ Coconut in Modern Medicine, Aug. 2012 2 http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0899900796002213 A medium chain triglyceride-based diet in patients with HIV and chronic diarrhea reduces diarrhea and malabsorption, Aug. 2012