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ABACATE – UM SUPERALIMENTO

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Você provavelmente sabe que o abacate é uma excelente fonte de gorduras saudáveis, mas este superalimento possui muitos outros benefícios à saude.

Vários estudos sobre os efeitos do consumo de abacate, investigam seu benefícios para tratamentos de doenças cardiovasculares, controle de peso, diabetes e a capacidade do seu corpo absorver melhor os nutrientes.

Os abacates são ricos em gorduras monoinsaturadas, que são facilmente transformadas em energia pelo nosso organismo.

São também ricos em potássio, ajudando no equilíbrio entre potássio e sódio no organismo.

Atualmente já se sabe que as dietas low-fat não deram certo. Ao contrário, causaram doenças e aumento de peso devido ao excesso de carboidratos refinados.

Nas Diretrizes Alimentares de 2015-2020 para os americanos, o Departamento de Agricultura, Saúde e Serviços Humanos dos EUA eliminou o limite do consumo de gordura total na dieta americana (a recomendação para gorduras saturadas ainda é de menos de 10% de calorias diárias).

Segundo eles, evidências mostram claramente que comer mais alimentos ricos em gorduras saudáveis como nozes, óleos vegetais como o de oliva e de abacate, e peixes como a sardinha e o salmão, têm efeitos protetores, particularmente para doenças cardiovasculares.

Esses alimentos também ajudam a absorver uma série de vitaminas, e aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.

 

O abacate e a saúde cardiovascular

Um estudo do Dr. Peou, publicado no Journal of Clinical Lipidology, relata que dietas que incluem o abacate, reduzem significativamente os níveis de colesterol LDL e triglicérides. A diminuição dos níveis de colesterol tem sido associada a uma diminuição global do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Outro estudo publicado no The FASEB Journal, diz que comer 1 abacate por dia durante 6 meses, eleva significantemente os níveis séricos de luteína. A luteína é um carotenóide dietético, que é seletivamente absorvido no tecido neural primário como o cérebro. Aumento dos níveis de luteína estão relacionados com a melhor cognição, sugerindo que a ingestão diária de abacate também pode ajudar com a saúde cognitiva.

 

Verificou-se também que adicionar metade de um abacate a um almoço é capaz de aumentar a sensação de plenitude num período de 3 a 5 horas subsequentes. Suas habilidades de redução do colesterol também resultaram em eles estarem ligados a ajudar a gestão de Diabetes e baixar a pressão arterial.

 

O abacate é de fato um superalimento

 

Benefícios do abacate para a saúde do seu corpo

  • abacate é rico em gorduras saudáveis
  • possui alto teor de ômegas 3, ácidos graxos essenciais, que controlam os picos de açúcar no sangue (picos de insulinam favorecem o acúmulo de gorduras abdominais.)
  • extremamente rico em vitaminas essenciais, K, B5, B6, C e minerais, além de fibras, ácido fólico e potássio
  • um abacate pode ter o dobro de potássio da banana, o que ajuda a equilibrar a sua proporção de potássio e sódio
  • é uma das poucas frutas que fornecem “boas” gorduras monoinsaturadas que são facilmente convertidas em energia
  • mantém o colesterol em níveis saudáveis diminuindo os riscos de doenças cardíacas*
  • melhora em 3-5 vezes a absorção de carotenóides antioxidantes, presentes em outros alimentos, protegendo seu corpo dos radicais livres
  • possui propriedades anti inflamatórias
  • estudos sugerem que o abacate ajuda a proteger o fígado

 

Outros benefícios e usos do abacate

 

Beleza:

  • nutre e hidrata a pele
  • trabalha como um protetor solar natural
  • ajuda a eliminar “bolsas” dos olhos
  • usado como uma “máscara” ou condicionador capilar, rejuvenesce o cabelo e couro cabeludo
  • é uma ótima máscara facial

 

Avocado Uses and Health Benefits

 

Fontes: Dr. Mercola e Health